A contribuição do Porto de Santos para o desenvolvimento regional.

Um porto que existe desde 1892, que é considerado um dos maiores de seu continente e que funciona com uma tecnologia avançada. O Porto de Santos sempre se destacou entre tantos outros, o Brasil é um país banhado pelo oceano atlântico, 7.491 quilômetros de costa e isso pode resumir o porquê de termos portos tão grandes em nosso país. Obviamente que esse mercado influencia diretamente em nossa economia, agora, precisamos entender como o Porto de Santos contribui tão ativamente para o crescimento da cidade de Santos e como vem influenciando o crescimento de outras cidades também. O Porto de Santos movimentou quase 139 milhões de toneladas em 2024, contra 135 milhões em 2023, segundo dados da ANTAQ.

Durante o Fórum Santos Export 2025, realizado nos dias 18 e 19 do mês de março, teve a participação da secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori e do secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Um dos primeiros projetos citados é o Tecon Santos 10, um leilão com previsão de investimentos de R$5.6 bilhões ao decorrer de 25 anos. O projeto é a construção de um terminal que terá uma capacidade de movimentação de 3,5 milhões de contêineres por ano. Aumentando a capacidade total do porto em 50%!

Vista de cima do terminal de contêineres do Porto de Santos Local: Santos – São Paulo Data: 11/2022 Codigo: 01ALT741 Autor: Alex Tauber

Segundo o INVESTSP, apenas em 2020, foi previsto para que até 2030 o Porto de Santos tenha gerado em média 21,6 mil empregos diretos ou seja apenas funcionários contratados pelas instalações marítimas, os terminais privados e outras situações, porém considerando trabalhos diretos e indiretos o total pode chegar a 60.422 empregos gerados.

A projeção anunciada pela APS (Autoridade Portuária de Santos), o número de empregos diretos que estão nos números atuais de 16.079 irá para 18.471, um aumento de 15% até 2030. Isso inclui empregados de terminais, da própria APS e de outras empresas, sem contar os trabalhadores avulsos que existem no porto de Santos.

Outras formas de contribuição.

Em 2024/2025, Santos simplesmente gerou um impacto econômico para a Baixada Santista, estimado em R$ 1,5 bilhão. Tudo isso pelo turismo, Santos é um dos lugares no país que mais investe no turismo e isso vem impulsionando não só o porto de Santos, como a geração de mais empregos, de rendas e principalmente a economia local. 

A temporada de cruzeiros 2024/25 reforçou mais ainda como o Porto de Santos não é só um dos maiores exportadores e importadores, como também, cresce cada vez mais o número de cruzeiros e esses cruzeiros geram renda local consequentemente. Nesta temporada foram cerca de 1.030 milhão de pessoas embarcadas, em desembarques e tivemos simplesmente 60% de todos os embarques de cruzeiros marítimos do Brasil. Toda essa movimentação no porto gerou cerca de 40 mil empregos diretos, indiretos ou induzidos.

O IPAT apontou: 62 % das empresas locais atendem o porto, e 38 % das atividades econômicas da cidade estão ligadas diretamente a ele.

A expansão do Porto de Santos está apenas no começo, ainda vamos ver muitas obras sendo feitas ao redor do porto como o projeto Túnel Santos-Guarujá que já está previsto para acontecer nos próximos anos. O Porto de Santos não é só uma referência histórica para o litoral paulista, mas uma realidade histórica, ainda estamos vivenciando o crescimento do Porto de Santos e entendendo como vai ser seu futuro e o futuro promete ser ainda maior do que hoje. A modernização inclui digitalização, automação, descarbonização e ampliação dos modais ferroviário e rodoviário, tornando o porto um hub competitivo na América Latina.

O Porto de Santos se posiciona hoje como um avanço econômico estratégico para o Brasil, não só pelo volume de cargas e balança comercial, mas por sua capacidade de gerar empregos, atrair investidores, criar projetos incluindo automação e otimização. A forma como o Porto de Santos contribuiu e contribui até hoje para a economia regional e principalmente para o desenvolvimento é absurdo, cada diz mais podemos ver como o porto influencia a vida de quem mora na Baixada Santista. Temos uma rotatividade gigantesca de trabalhos relacionados a logística e comércio exterior, o Porto de Santos se tornou referência no mercado e consequentemente a cidade de Santos se tornou referência na Baixada Santista.

Gostou? Divulgue esse Artigo:

Comentários