Facebook
Instagram
Whatsapp

BLOG

Home  /  Ponte Santos-Guarujá

IMPOSTO ZERO NA IMPORTAÇÃO!

Plano do governo é aumentar competição!

A medida prevê zerar as alíquotas de importação de bens de capital, informáticas e telecomunicações que tem produtos nacionais similares.

Os produtos não são voltados para o consumidor comum, e sim a máquinas e equipamentos para indústrias. Entre eles estão: motores marítimos, fornos industriais, máquinas dispensadoras de bebida "frozen" e chapas para o preparo de carne de hambúrguer, entre outros.

Esse foi um projeto do atual presidente Jair Bolsonaro divulgado nas eleições.

A medida dará largada para a abertura comercial, pois segundo estudos da SAE (Secretaria de estudos estratégicos) os consumidores serão beneficiados com reduções drásticas nos custos e tornará as empresas mais competitivas para a exportação.

Também terá a atração de investimentos para o Brasil, desonerando os aportes direcionados a empreendimentos de alguns setores da economia.

O Brasil conseguirá mudar o regime do ex-tarifário por conta de uma regra de exceção válida até 2021 no Mercosul. Depois desse período, o governo brasileiro ainda precisará convencer os demais países a adotarem a nova medida oficialmente.